
Fatos históricos e curiosidades sobre o MMA e outras Artes Marciais
Seja Bem Vindo!
Iniciando essa série, que temos como ideia trazer aos leitores históricos e regras de diversos esportes de combate , começamos com um pouquinho da história e regras do MMA, boa leitura.
Engana-se quem pensa que o MMA é algo atual, um esporte "jovem", afinal, o primeiro registro de prática de combate livre veio da grécia antiga e, era chamada de Pancrácio (Pacrase, Pankration, Pancratium), essa luta era uma combinação de técnicas de estrangulamento, boxe, greco-romana (wrestling) entre outras, assim sendo, bastante generalista.
Essa prática de combate era usada para treinar os soldados de esparta e de Alexandre o Grande, assim sendo, era extremamente violento e bruto pois diferente do MMA moderno, os combates de Pancrácio não tinham tempo de duração, o combate acabava quando algum atleta desistia, quando um ferimento muito grave ocorresse ou pior, quando o atleta acabasse morrendo.
O Pancrácio acabou entrando inclusive nas olimpíadas (33ª edição das olimpíadas modernas) deixando de participar depois de algumas edições, na atualidade até houve uma tentativa de colocar uma modalidade semelhante (olimpíadas de 2004) mas, sem sucesso até hoje.
MMA MODERNO
Diferente das origens do Pancrácio, o MMA moderno jamais foi olímpico, jamais foi um esporte que era adorado em seu inicio sendo ele bastante conturbado.
O MMA começou a ser colocado em prática proveniente de duas vertentes, a japonesa e a brasileira, isso mesmo, o Brasil teve participação direta na criação do MMA, que no inicio era conhecido por Vale Tudo, afinal, não existia regras e realmente valia todo tipo de golpes, porém, antes de entrar em detalhes com as regras vamos explicar as duas origens.
A vertente brasileira está intimamente ligada à família Gracie, afinal, alguns registros afirmam que foram estes que começaram com os combates de artes marciais livres, os "desafios Gracie" colocavam frente a frente membros da família Gracie contra lutadores de outras artes sem existência de regras e categorias de peso, os Gracie por sua vez entravam nessas lutas com o objetivo de defender e ampliar a honra da família e também do BJJ (Brazilian Jiu Jitsu), esta prática realmente se tornou efetiva, afinal, a hegemonia do BJJ sobre outras artes era muito grande, sendo assim, os Gracie obtiveram sucesso durante muitos anos dentro desses desafios promovidos pelos próprios, como consequência o BJJ também ganhou notoriedade.
No Japão o MMA ganhava sua segunda vertente, mais organizado, essas disputas de combates livres de regras e de categorias de peso se deu por conta do Shootwrestling, que misturava técnicas de diversas modalidades, inclusive, dessa combinação nasceu a companhia mais antiga de Vale Tudo/MMA, o Shooto. Deixando claro que, de certa forma tanto a vertente brasileira como a vertente japonesa se influenciaram mas, posteriormente se torna duas histórias diferentes.
Voltando a América, mas propriamente dito no ano de 1993, Rorion Gracie e um grupo de investidores criam o Ultimate Fighting Championship, um torneio de combates sem regras ou seja, o inicio do Vale Tudo idealizado por brasileiros começa oficialmente nos Estados Unidos, o vencedor das primeiras edições foi Royce Gracie, mostrando ao mundo o poder do BJJ de sua família. Porém, o Ultimate quase entrou em falência devido ao fato que várias penalidades e proibições em diversos estados americanos foram impostas devido a grande violência do "novo esporte". Em 2001 a companhia foi vendida a Zuffa, que administra a mesma até os dias atuais e Dana White assumiu a presidência para assim, recuperar um evento que até aquele momento estava completamente morto. Hoje é a maior companhia de MMA do mundo, estimada em 1 bilhão de dólares.
No Japão a coisa foi um pouco diferente, dois torneios foram criados obtendo inclusive campeão brasileiro (Rickson Gracie), mas, teve seu sucesso a partir de 1997 com o nascimento do Pride Fighting Championships que surgiu com regras brutais mas, com muita organização, ao contrario dos primeiros eventos do Ultimate (que no ano de 1997 já tinha luvas e algumas regras devido às inumeras proibições), este, reinou e é considerado até hoje como o maior evento do mundo. No Pride nasceram diversas lendas mundialmente conhecidas, lutadores como Cro Cop, Emelianenko, Wanderlei Silva, Arona, irmãos Nogueira, Sakuraba e afins tiveram seus auges e melhores lutas no evento japonês, que em 2007 foi comprado pela Zuffa após diversas crises internas e problemas financeiros, a empresa americana adquiriu o Pride com a promessa de continuar o evento, mas após a realização do Pride Kamikaze 34 onde a temática era Pride vs UFC onde o representante do Ultimate venceu o representante do Pride na última luta da noite (Jeff Monson vs Fujita), colocou pontos finais ao evento japonês e a promessa de continuidade do evento.
Hoje a maior organização do mundo ainda é o UFC, isso porque o último concorrente a altura que surgiu após o Pride, foi comprado imediatamente antes de dar dores de cabeça maiores, é o caso do Strikerforce, mas, podemos nos perguntar até quando essa liderança vai conseguir se manter no nível que está, afinal, muito da credibilidade do UFC está perdendo o gás, e na sombra disso eventos como Bellator e One vem crescendo absurdamente. Nos resta esperar as próximas ações de ambos os eventos.
REGRAS:
O MMA desde sua criação teve diversas mudanças de regras, nos primórdios do Ultimate a regra era: "sem regras", ou seja, tudo era permitido, golpes na genital, puxão de cabelo e cabeçadas faziam parte do roteiro, e o combate era realizado sem uso de luvas ou proteções.
Com o passar do tempo as regras mudaram e chegaram ao que são hoje, vamos começar a explicar as regras japonesas, usadas pelo Pride e que atualmente são usadas em partes pelo One fc.
Regras Japonesas:
-
O uso das luvas fornecidas pelo evento são obrigatórias.
-
O tempo de luta são 3 rounds, 1 com 10 minutos e 2 com 5 minutos cada.
-
As regras são de vale tudo, mas, não são permitidas cotoveladas, cabeçadas ou golpes na genital.
-
Se o oponente estiver no chão, ou seja, deitado, sentado, ajoelhado, este poderá receber chutes na cabeça e corpo.
-
Pisões diretos na cabeça com o adversário no chão também são permitidos.
-
O combate dura os três rounds, podendo acabar por pontos após o fim de todos os rounds, por Nocaute (KO) ou Nocaute Técnico ( TKO - paralização médica ou de arbitragem) e ainda por Submissão (Finalização) e desistência.
-
As pontuações são realizadas com base na agressividade, volume de luta, defesa, movimentação e domínio da luta de chão, e assim dando o round para os lutadores e ao final se faz a somatória de quem venceu mais rounds.
-
Categorias de peso existentes, mas, com grande número de combates com peso combinados.
Regras Unificadas:
Estas são as regras utilizadas pelo UFC, Bellator, Jungle Fight, Circuito Talent, ou seja, as regras padronizadas e unificadas, mais conhecidas como regras únicas, ou regras ocidentais.
-
O uso das luvas cedidas pelo evento (ou não cedidas, depende do evento) são obrigatórias.
-
O tempo de luta se divide em três rounds de 5 minutos para combates que não valem títulos, e cinco rounds de 5 minutos para combates pro títulos.
-
O término do combate se dá por KO (Nocaute), TKO ( Paralização médica ou da arbitragem), Submissão (Finalização) e por pontos ao fim dos 3 ou 5 rounds.
-
A pontuação é baseada em ataques eficientes, grappling, defesa, agressão e controle do óctagon, com isso, é dado 10 pontos ao vencedor do round e 9 ou menos ao perdedor, ao final, verifica-se qual lutador obteve mais pontos e assim, se define o vencedor do combate.
-
Não é permitido golpes nas genitais, puxões de cabelo, cabeçadas, golpes na cervical (nuca), chutes ou pisões na cabeça com o adversário em posição de quatro apoios ( com os joelhos e mãos no chão por exemplo) ou deitado, chutes nos rins, entre outras.
-
Categorias de peso definidas, com raras exceções de combates com peso combinado.
Vale Tudo:
-
Sem regras....
E esse foi um resumo sobre história e regras do MMA, se curtiu, compartilhe, nos ajude, valeu!!
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais_mistas
http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/mma-mixed-martial-arts.htm
http://olimpiadas.uol.com.br/2008/historia/grecia/pancracio.jhtm
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=239
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultimate_Fighting_Championship
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pride_Fighting_Championships#As_regras
http://www.ufc.com/discover/sport/rules-and-regulations
Imagens:
http://quironfoz.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
http://histdocs.blogspot.com.br/2012/07/os-jogos-olimpicos-na-antiga-grecia.html
http://mma-in-asia.com/promotions/shooto/the-history-of-shooto/
http://gracieniteroi.wordpress.com/gracie-jiu-jitsu/
http://ufc.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pride_Fighting_Championships





