Muhammad Ali - A história da lenda, do mito, do maior lutador de boxe do mundo!
- Maia Fight
- 8 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Em homenagem ao grande Muhammad Ali que partiu deixando um vazio nas artes marciais e um legado indescritível e imensurável para o Boxe, escrevemos esta breve biografia para que todos nossos leitores saibam quem foi Muhammad Ali.
Cassius Marcellus Clay Jr, nascido em 1942, no dia 17 de Janeiro, começou a praticar o Boxe após ser encontrado batendo em um ladrão que roubava sua bicicleta aos 12 anos de idade, o policial falou para o menino treinar Boxe e assim, Ali iniciou seu treinamento e carreira.
No Boxe amador venceu diversos títulos, obtendo um cartel de 100 vitórias e apenas 5 derrotas, dentre os diversos títulos no Boxe amador se destaca a conquista do ouro olímpico em 1960 com apenas 18 anos, e também foi vencedor por 6 vezes do campeonato Golden Gloves.
Já no Boxe profissional, mostrou um estilo único e abusado, usando muito footwork e "provocando" seus adversários, somou um cartel de 56 vitórias e apenas 5 derrotas, destas 56 vitórias, 37 foram por KO, foi campeão mundial da NABF, WBA, The Ring e WBC.
Cassius Marcellus Clay se interessou pela religião islã em 1959, algum tempo depois se converteu a religião mudando seu nome para Muhammad Ali e foi um ativista contra o racismo, também se recusou a lutar no Vietnã alegando que não lutaria com um vietcongue, afinal, nenhum deles o tinha chamado de crioulo não tendo motivo para lutar, com isso, ficou 3 anos e meio sem o direito de atuar. Ali foi amigo de Martin Luther King, do qual dividia opinião a cerca da luta contra o racismo mundial.
Ali foi considerado o atleta do século pela revista Sports Illustrated em 1999, e foi o único boxeador a suportar uma luta de 12 rounds com o maxilar quebrado ( vs Ken Norton, 1973).
Ali foi diagnosticado com mal de Parkinson no inicio dos anos 80, doença com a qual lutou até o dia 03/06/2016, desta luta a lenda saiu derrotada após ter uma infecção generalizada causada pela doença, vindo a falecer e deixar o mundo das artes marciais em luto. Com isso, deixamos registrado um pouco da história deste grande atleta que se tornou rei do Boxe, inspiração para diversos atletas e um vazio enorme para as lutas para todo sempre.
Descanse em Paz Ali!! O verdadeiro lutador do mundo!!
Logo abaixo, deixamos dois vídeos que, não são capazes de demonstrar a grandeza da lenda, mas, mostra um pouco do que ele era capaz!

Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Ali
http://muhammadali.com/man/
http://memoriadoesporte.org.br/2011/07/09/roma-1960/
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2016/06/muhammad-ali-morre-nos-eua.html
Imagens
http://www.dailymail.co.uk/news/article-2797793/bitter-days-greatest-tongue-fast-fists-today-ali-barely-walk-ground-parkinson-s-beset-venomous-family-feud.html
http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/06/dois-meses-antes-de-morrer-muhammad-ali-foi-fotografado-por-britanico-5885915.html
Comments