Armas de Batalha #2
- Maia Fight
- 1 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Olá pessoas, depois de um tempinho sem post para que os já publicados pudessem ser lidos, estamos de volta com mais uma da série Armas de Batalha, hoje, falaremos um pouco sobre a Katana (ou Kataná).
Sabemos que na atualidade a Katana é símbolo da cultura samurai japonesa, porém, devemos estar cientes que antes dela já existiam outras espadas no Japão e que samurais nem sempre usaram espadas e sim cavalos e arcos (isso mesmo, arco e flecha :D) adotando a katana posteriormente, mais então, como foi que a espada se popularizou? A necessidade de se melhorar as técnicas de temperamento do metal, para aumentar sua resistência era necessário afinal, as espadas de lâminas retas não eram tão fortes, e também eram bastante pesadas, com isso, a lâmina curva, de longo e curto alcance e principalmente leve foi desenvolvida, e ainda, há a história de que a invasão fracassada de Kublai Khan (neto de Genghis Khan) tenham motivado tal interesse em melhorar a confecção de lâminas para defesa do povo. Há relatos que o período de "ouro" das produções da Katana se deu por volta de 1394 a 1427.
Quando o ocidente teve seu contato com o Japão trouxe consigo as armas de fogo, usadas inclusive em algumas "revoltas", com isso, o governo japonês proibiu o uso da katana entre civis e apenas quem era da classe Bushi poderia usar (Bushi = Classe Guerreira), assim, se deu a lenda que a Kataná era a espada dos samurais.
As artes marciais que faziam uso deste equipamento na época eram o Kenjutsu (uso da espada já sacada) e a arte militar Battojutsu (saque e corte imediato).
Outra arte existente que faz uso deste equipamento é o IaiJutsu que á uma arte de desembanhar a espada combinada com práticas de combate que são aprendidas durante o treinamento necessitando muita exatidão para que se torne eficaz, este, é realizado via kata (movimentos combinados contra oponente "imaginário") o que causa estranheza quanto a efetividade da arte. Porém, vale ressaltar que, qualquer arte marcial quando se é treinada com seriedade, torna o praticante suficientemente capaz de identificar situações reais e respondê-las de forma a solucioná-la.

E é isso pessoal, essa foi uma curta matéria sobre a kataná e em breve falaremos sobre o Tonfa, um equipamento que surgiu como apoio agrícola e acabou por se tornar uma arma, e lembrando, qualquer crítica, informação adicional ou ainda, indicação de matérias, nos enviem via comentário ou pelo nosso email na aba "contato", valeu galera!!
Referências:
http://kyokushinkaikan.com.br/katana-a-historia-da-espada-japonesa/
http://www.culturajaponesa.com.br/?page_id=468
Imagem retirada do link:
http://pt.made-in-china.com/co_cnjkoo/product_Display-Samurai-Swords-Katana-Wakizashi-TZ2325-_hnhyyohsg.html
Comments